Patrocinado pela Unimed Curitiba, o programa Conecta Unimed foi o marco inicial de uma nova fase para a cooperativa
O programa iniciou com 60 startups de todo o Brasil que deveriam apresentar soluções para uma das três verticais indicadas:
- Tecnologias para a Geração de Experiência do Cliente
- Qualificação e enriquecimento de dados
- Inteligência Artificial, Business Intelligence e Big Data
A XL7 se candidatou à terceira vertical, que demandaria o emprego da Ciência de Dados para ser plenamente atendida.
Após a avaliação das propostas iniciais, 16 startups foram selecionadas para a fase seguinte. Nessa fase, cada startup teve que realizar um pitch de um minuto para justificar a solução proposta. Em 30/07/2019, após uma primeira banca julgadora, a XL7 Data Science foi selecionada para a próxima fase do programa. Para essa etapa, que envolvia um processo presencial de imersão na aceleradora da PUCPR, a Hotmilk, foram selecionadas apenas 6 startups.
Confere a matéria que saiu no portal do Tecnopuc sobre o avanço de fase da XL7:
http://www.pucrs.br/tecnopuc/2019/08/12/xl7-e-selecionada-para-fase-de-imersao-de-programa-da-unimed/
Na etapa de imersão, que durou 3 dias, as startups fizeram rodadas de reuniões com diversos especialistas da Unimed Curitiba para se aprofundarem nos temas propostos e entenderem as “dores” que precisavam ser endereçadas através de projetos de inovação e colaboração. Após o entendimento dos problemas e dos atores envolvidos, de volta ao Tecnopuc, o time de projetos da XL7 mergulhou no desenho da solução. Foram dedicadas mais de 60 horas para a concepção do projeto final, que utiliza diversas tecnologias e métodos de Ciência de Dados.
A última fase do programa, a grande final, foi realizada em 28/08/2019, novamente na PUCPR. Cada uma das 6 startups fez um pitch de 10 minutos para um público de mais de 200 pessoas e uma banca avaliadora composta por dirigentes, inclusive o presidente, da Unimed Curitiba e do gerente da Hotmilk.
Carlos Dottori, co-fundador da XL7, que já havia participado da fase de imersão e liderou a iniciativa, retornou à Curitiba para realizar o pitch final.
A solução apresentada pela XL7 foi eleita a melhor da trilha de Ciência de Dados e levou um prêmio de R$ 10.000,00.
Com isso, há uma boa chance do projeto proposto virar uma oportunidade de negócio, reaproximando a empresa da área da saúde.
No portfólio da XL7 Data Science, existem cases em diversas outras áreas como:
- Agrícola / Agritech: https://xl7.com.br/Blog/2019/projeto-de-inteligencia-artificial-da-xl7-para-o-agronegocio-e-destaque-na-gauchazh/
- Pesquisas Salariais Online: https://www.mercadometro.com.br/
- Estudos de Mercado I: http://xl7.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Ebook-Case-CIEE-RS.pdf
- Estudos de Mercado II: https://blog.mercadometro.com.br/2018/12/estudo-do-mercadometro-discutido-na-globonews/
Confira algumas matérias que saíram sobre a conquista da XL7 no Conecta Unimed:
http://www.pucrs.br/tecnopuc/2019/08/30/xl7-vence-desafio-do-conecta-unimed